sexta-feira, 8 de abril de 2011

As Festas Nicolinas

As Festas Nicolinas tiveram uma origem reliogiosa, o culto a S. Nicolau por parte dos estudantes de Guimarães e são constituidas por dez números diferentes. O espirito religioso destas festividades tem vindo a ser cada vez mais profanado de ano para ano.
Realizam-se de 29 de Novembro a 8 de Dezembro e esta festa é também conhecida por Festa dos Estudantes.

AS NOVENAS - 1 a 9 de Dezembro
As novenas são um conjunto de cerimónias religiosas realizadas pelas 6H da manhã na capela de Nsa. Senhora da Conceição, onde no final da cerimónia a comissão de festas e restantes acompanhantes percorrem as ruas da cidade tocando bombos e caixas, passando pelo mercado municipal onde recebem bens alimentares que mais tarde serão distribuidos pelos pobres da cidade.

O PINHEIRO - 29 de Novembro
O Pinheiro é o primeiro e o mais concorrido número desta semana de festa. É tradição neste dia comer rojões com grelos e papas de sarrabulho e beber vinho, e depois sair à rua com bombos e caixasbafinadas e fazer um trajecto, que passa pelas principais ruas da cidade, atrás de um pinheiro puxado por um carro de bois até à Igreja de S Gualter onde a Comissão de Festas ergue o Pinheiro que ali fica até ao dia de Reis.


AS POSSES - 4 de Dezembro
As Posses são um cesto de comida e bebida lançadas de uma janela ou varanda, de determinados pontos que já fazem parte da tradição e que a comissão de festas tem que conseguir apanhar. Depois de conseguir a Posse os estudantes cantam e dançam e no fim da noite consomem os bens que conseguiram. O que sobrar é dado aos pobres.


O MAGUSTO - 4 de Dezembro
No Magusto a população de Guimarães é convidada a juntar-se à festa, que agora se realiza na Oliveira e que dantes se realizava junto ao Pinheiro. Nesta noite comem-se os bens alimentares conseguidos na Posse uma vez que este se realiza logo de seguida.

O PREGÃO - 5 de Dezembro
O Pregão, quando as festas tinham apenas dois dias, servia para no primeiro se anunciar o que ia acontecer no dia seguinte. Hoje, o Pregão é um texto satirico-retórico declamado em vários pontos da cidade pelo Pregoeiro, que é o elemento da Comissão de Festas com a voz mais pujante.  Neste trajecto, onde a Comissao de Festas é levada num coche, os estudantes seguem atrás, a fazer-se ouvir o toque do Pregão bem ensaido, nos bombos e nas caixas.



AS MAÇÃZINHAS - 6 de Dezembro
As Maçãzinhas são de especial atenção para as raparigas, que no inicio das festas eram proibidas de participar nelas. O dia 6 é precisamente o dia de S. Nicolau. Neste número romântico, as escolas de Guimarães são representadas com carros alegóricos, e os rapazes com uma lanças com fitas oferecidas por raparigas espetam na ponta dela uma maçã pequena e vermelha e entregam-na ás donzelas das varandas da Praça de S. Tiago, que retribuem com uma pequena lembrança. 


AS DANÇAS DE S.NICOLAU - 6 de Dezembro
As Danças de s. Nicolau são pequenas dramatizações e cantorias onde se procura arranjar fundos para a manutenção das Festas Nicolinas e da Capela de S. Nicolau.

O BAILE NICOLINO - 7 de Dezembro
O Baile é o encerramento das Festas e, como em qualquer baile, os rapazes convidam uma rapariga e ambos devem ir vestidos a rigor.

AS ROUBALHEIRAS - Dia incerto
A tradição das Roubalheiras teve inicio numa tradição da noite de S. João e em Guimarães era realizada na noite do Magusto, mas por causa de gente alheia que provocava desacatos numa noite de brincadeira, este número chegou a ser proibido alguns anos, e agora realiza-se em noite incerta da semana. Ai, a comissão de festas envade casas e varandas e leva tudo o que conseguir, colocando tudo em exposição no Largo do Toural, para que de manhã se possa ver os "estragos" da noite e para que a população possa recuperar os seus pertences.

Sem comentários:

Enviar um comentário